google.com, pub-9060918077525740, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Foto do escritorTayná Vitória

Para os que odeiam



"Todo aquele que é da VERDADE ouve minha voz"

(João 18:37-39)


Jesus, fim da escravidão declarada, democracia. O que eles têm em comum? Sofreram assaz resistência para se firmarem. Vocês pensam que na época de Jesus todos acreditavam nele ou mesmo o amavam? Claro que não, Jesus veio nos mostrar uma forma de viver totalmente diferente da que ocorria em sua época e é óbvio que sofreu com a resistência e a maldade de muitos que não queriam mudar a forma de vida, grotesca por sinal, que viviam. O fim da escravidão, vocês pensam que foram todos que comemoraram? Não mesmo, e os que lucravam com a escravidão? Eles odiaram o fim do seu "negócio lucrativo" e miserável. E a democracia? Será que não teve oposição? Risos, eu não quero nem falar sobre isso.

O que quero dizer com tais exemplos é que muitos movimentos que vieram para mudar para melhor a sociedade, sofreram resistência. E por quê o feminismo estaria imune disso? Pois é, não está, é só você escutar a conversa de certos homens que adoram o sistema que justifica estupros e salários desiguais, ou seja, o patriarcado. É só escutar a conversa de mulheres as quais em suas conversas vomitam tudo que aprenderam com o sistema que lhes ensina a serem frágeis, não saberem se defender e competir umas com as outras. Todos eles dizem: isso é coisa de feminista. Pois eu lhes digo. Tenho muito orgulho de pertencer a um movimento que tem tanta resistência como Jesus Cristo teve. Tenho muito orgulho de pertencer a um movimento que sofre tanta resistência como o fim da escravidão sofreu. Eu tenho orgulho de ser do movimento que tem tanta resistência como a democracia teve. Sabe porquê eu tenho orgulho? Porque a resistência contra uma ideia advêm de sua importância e dos resultados previstos. Se o feminismo, como Jesus Cristo, o fim da escravidão e a implantação da democracia, sofreram e sofrem resistência, foi porquê feriam e ferem à interesses arbitrários e ignóbeis de pessoas que têm interesse em manter a ordem das coisas como estão.

Eu, como feminista, luto por um mundo melhor em que todas as crianças tenham uma infância de amor e de paz e NÃO de abuso sexual. Eu luto para que você mulher, não tenha medo de sair nas ruas a noite, de voltar do trabalho, de ficar em um ônibus lotado com medo de ser importunada, eu luto para que nós mulheres consigamos viver nesse mundo.

Desconfiem das pessoas que criticam tanto o feminismo, talvez sejam como um Caifás da vida, que odiava Jesus não porque não acreditava que ele era o Cristo, mas porque não queria perder seu poder. Perguntem-se porque algumas pessoas odeiam o feminismo. Será que elas vão perder seus privilégios que o sexismo proporciona? Ou também pode ser que essas pessoas não conheçam de fato, o que é o feminismo, talvez elas só conheçam as mentiras inventadas para diminuir a importância dessa luta social.

Então lembrem-se dessas palavras de Watkins (2000), mais conhecida como bell hooks (sim, se escreve em letras minúsculas): "feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, com a exploração sexista e com a opressão". Essa definição é perfeita e objetiva, como a própria autora reconhece, por mostrar que o problema é o SEXISMO, e não, os homens. O problema está na perpetuação do sexismo, seja por homens ou por mulheres, adultos ou crianças.

E o que é o sexismo?

Sexismo é discriminar uma pessoa pelo sexo dela, seja feminino ou masculino. É explorar e oprimir alguém devido o seu sexo. E qual sexo tem sido explorado (precipuamente através da pornografia e prostituição) em quase todas as culturas? O sexo feminino.

Você deve estar rindo agora porque falei que mulheres sofrem exploração e opressão devido o seu sexo, mas é verdade. Um exemplo clássico de opressão é o est*pro, porque est*pro não é sobre sexo, é sobre poder; o poder de dominar e aterrorizar a vida de mulheres para que vivam impactadas, para que não tenham DIREITO À CIDADE, por medo de sofrer essa violência. Exemplo clássico de opressão e exploração sexual de mulheres é o est*pro nas guerras. Já ouviu falar das mulheres de conforto? Eram mulheres coreanas, chinesas, japonesas e até de outras nacionalidades que foram traficadas para o Japão para serem violentadas por militares japoneses na época da Segunda Guerra Mundial.

Entendem agora porquê algumas pessoas odeiam o feminismo, porquê odeiam um movimento pacífico, como o movimento de Gandhi na Índia? Porque tanto homens como mulheres lucram de alguma forma com a opressão e a exploração de gênero.

Muitas pessoas que se dizem seguidoras de Jesus, dizem: "eu odeio essas feministas". Do que adianta a pessoa dizer que é cristã, dizer que ama Jesus, sendo que não respeita as mulheres que são tão amadas por Deus e Jesus, da mesma forma que ele ou ela é amado (a)?

Qual é o maior mandamento?

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Quando desrespeitamos, xingamos, agredimos as feministas não estamos amando ao próximo, e consequentemente não estamos nos amando nem amando à Deus; porque é impossível amar à Deus sem amar ao próximo, e amar ao próximo sem amar à Deus.

Antes de me despedir preciso dizer mais algumas coisas.

O que é necessário para termos a verdadeira felicidade? A posse do necessário e a consciência do dever cumprido. Você tem a consciência de estar fazendo o que pode para evitar os assédios, as mutilações, as maldades, as covardias violentas contra as mulheres? Jesus nos apresenta a caridade como o caminho até ele e à Deus. É caridade e dever ajudar as mulheres a se emanciparem, é caridade e dever apoiar salários iguais entre homens e mulheres que realizam as mesmas tarefas, é caridade e dever nosso respeitar as mulheres independente da roupa que ela usa.

Vou lhes apresentar o poder da caridade citando Chico Xavier, no livro Cartas e Crônicas:

"O Talmude, alinhando lições de sabedoria, conta que dois aprendizes do Rabi Hanina recusavam sistematicamente aceitar avisos e predições de adivinhos, fôssem eles quais fôssem. Um dia houve em que, penetrando na floresta, a fim de lenhar, ambos encontraram velho clarividente que viu, em torno deles, vasta coorte de malfeitores desencarnados, desejosos de dar-lhes perseguição e morte. O mago, para não assustá-los em demasia com as minudências da visão, fitou as estrelas qual se buscasse nos astros as palavras que iria pronunciar e pediu-lhes considerassem os riscos a que se expunham, aconselhando-os urgente regresso a casa. Sombrias vaticínios lhes pesavam na marcha. Mais razoável tornar ao aconchego doméstico, de vez que provavelmente não sairiam vivos da mata. Riram-se os jovens da advertência, prosseguindo adiante. Vencido pequeno trecho de estrada, foram defrontados por um velhinho a lhes rogar algum recurso com que pudesse matar a fome. Os rapazes não traziam consigo outro farnel que não fôsse um naco de pão; todavia, não hesitaram dividí-lo com o pedinte que, ali mesmo, suplicou a Deus lhes retribuísse a beneficência. Os improvisados lenhadores, sem maior atenção para com o incidente, muniram-se dos gravetos de que necessitavam e voltaram ao vilarejo, sem o menor contratempo que lhes tisnasse a alegria. Certo homem, contudo, que observara a predição e aguardava os resultados, dirigiu-se ao clarividente, indagando com ironia: - Embusteiro, como explicas teu erro? Os moços retornaram mais felizes que nunca. O ancião, intrigado, procurou os rapazes e, notando-os libertos dos obsessores que se lhes faziam acompanhantes, solicitou permissão para examinar os fardos que traziam e, desatados os feixes de maravalhas, foi encontrada num deles uma serpente morta, cortada ao meio. - Viestes? – falou o mago – a morte esteve a pique de arrasar-vos... O golpe, porém, foi removido. Que fizestes para merecer a Divina Misericórdia que vos livrou do desastre fatal? Um dos interpelados informou que o único episódio de que se lembrava era simplesmente o encontro com um velho esfaimado com quem haviam os dois repartido a merenda. O advinho mostrou regozijo indisfarçável e falou para o homem que o criticara: - Tudo agora está claro! Que se pode fazer se a lei de Deus se deixa influenciar por um pedaço de pão?"



Visite e siga o Pinterest do site Quem lê as aparências

Vamos conscientizar mais pessoas para fazermos um mundo melhor.


Amor vincit omnia! T.V





2.568 visualizações
bottom of page