google.com, pub-9060918077525740, DIRECT, f08c47fec0942fa0
top of page
Foto do escritorTayná Vitória

Quem cria os monstros?





Quem cria os Coringas? Alguns dizem que foram os escritores que criaram os monstros. Outros dizem que foram os roteiristas de filmes. Alguns dizem que são os pais que criam os monstros, outros dizem que é a sociedade. Mas quem cria os escritores, os roteiristas de filmes, os pais ,a sociedade e por fim... os monstros? Quem cria todas essas equações? Ah, eu não estou me referindo a Deus, biologia, parto, nem nada disso.

Quem cria os monstros são os humanos. Aí você diz: patética, e eu pensando aqui que a resposta seria mais eloquente. Mas...partindo do pressuposto de que a reposta para quem cria os que criam os monstros é algo tão óbvio, patético é não saber disso. Só estou falando algo que alguns já sabem e que outros dos mais de 193 países desse mundo ainda não ''pararam para pensar''.

Falarei de coisas aqui partindo do pressuposto de que as pessoas não foram criadas por um Deus, e que elas não tiveram outras vidas anteriores a atual. Falarei tudo como se o ser humano ao nascer fosse uma folha em branco como o tal do Locke disse. Falarei como se as pessoas não tivessem alma tal como os que se dizem ''não creem em nada que não veem''  pensam.

Todas as coisas ditas aqui partirão do princípio de que nossa vida veio da explosão de uma nebulosa, mas quem foi que criou e colocou tais elementos no universo....quem foi que criou a chamada partícula de deus, como os inteligentíssimos que criam conhecimento científico dizem? Bem, eles dizem que coisa nenhuma criou a nebulosa. Isso, para eles o NADA criou ALGO, ou seja TUDO.

Então caros amigos, muitas coisas aqui e no mundo ainda são inexplicáveis porque parece que essa metodologia adotada por muitas pessoas dos 193 países não é tão infalível. E qual a metodologia? Ora, eu já disse, a da folha de papel em branco.

E por muitos profissionais da desgraça mais precisamente os que tem como profissão encher a cabeça dos humanos de ideias, que muitos suicídios acontecem e acontecerão. Falar-me-ão que a culpa não é toda dos escritores, sendo filósofos ou não, dirão que é dos pais, que é da sociedade, mas e quem cria todos eles? Risos, voltamos ao ponto: quem cria as monstruosidades são os humanos. Sim, escritores, músicos, professores, são formadores de opinião. Lembra do livro O pequeno príncipe? Lembra da frase: "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". O autor está com a razão quando disse isso, uma vez que somos formadores de opinião e somos exemplos para as pessoas do nosso círculo social.

Deem um tempo com o: ''bárbaro é aquele que acredita na barbárie'', porque é só voltarmos no tempo, colocarmos vocês como personagens judeus no meio da Alemanha nazista, que alguns ideais que defendem inspirados por algumas ''pessoas revolucionárias'', serão totalmente jogados no lixo. Revolucionário é Mandella.

Lembrem de algo que o Roberto da Matta já disse: A CULTURA É UM ELEMENTO PLÁSTICO, ou seja, é passível de mudanças, de atualizações, principalmente se um grupo dessa cultura sofre a milênios.  Justamente porque muitos continuam justificando com a frase: ''é da cultura da pessoa, e afinal atrocidade é algo relativo'', que as atrocidades acontecem.

Vai dizer isso para os judeus, para os africanos escravizados no Brasil Colonial, para mulheres em certos países que sofrem estupros no meio da rua porque a cultura delas considera isso como ''o homem sendo homem'' , vai dizer isso para tantos outros que sofrem ATROCIDADES .

Rebobinando...Quem cria os monstros são os humanos.

Você aprendeu o que é ser negro, o que  é ser homem, o que é ser branco, o que é ser mulher. Você nasceu e eles te deram uma lente para ver o mundo. Você, se nasceu na França de um determinado período, aprendeu a odiar os que eram chamados prussianos. Você aprendeu que o ''índio é o melhor amigo do homem''. Abro parêntesis para explicar que o erro na frase ''índio é o melhor amigo do homem'' é que ela coloca os indígenas como seres a parte do que é ser um ser humano. Nessa frase, o termo ''homem'' é usado para abarcar os seres humanos, entendeu?

Enfim....você aprendeu a ser preconceituoso, aprendeu o que é  ser ''macho'', aprendeu que quando tiver um bebê do sexo feminino tem que apenas comprar roupas rosas ou amarelas porque azul é coisa de menino. Olha que coisas mais patéticas os seres humanos já fizeram. Você aprendeu que por ser homem não é problema ser infiel (se você que me lê se surpreender, saiba que sim, isso acontece no Brasil, mas eu sou um pouco espertinha e sei que acontece em outros países também).

É a cultura em que estamos inseridos que nos ensina como agir no mundo, é ela que fala qual nosso lugar no mundo. Mas sabe, você pensa, você tem consciência de si, e se achar que o que pregam na sua cultura é algo que não condiz com o que você considera o certo a se fazer, você pode simplesmente abandonar tais hábitos. Vai ser fácil? Claro que não. Certas raízes são muito profundas, são fortes, mas não são imortais. Melhor ainda, certas raízes são arrancadas logo, porque os bons jardineiros acordam um dia e percebem que essas raízes só fazem uma coisa: destruir tudo o que representa o bem de todas as outras plantas.

O que quero dizer com tal metáfora é que muitos hábitos de algumas culturas são abandonados porque simplesmente as pessoas faziam mecanicamente, sem saber porquê e sem perceber que prejudicava muita gente da própria cultura. Muitos hábitos são abandonados porque as pessoas um dia acordam.

A ti que me ler, eu peço-te, de um ser humano para outro: vamos parar de criar monstros.

Seja no papel como pais, como filhos, como profissionais, como professores, como membros de uma sociedade, que não mais criemos monstros. Que não sejamos monstros.

Por exemplo, você deve se perguntar como é que você, uma pessoa tão boa, pode criar um homem que bate na mulher que ele jurou amar e respeitar, e estar com ela na saúde e na doença. Como você poderia criar um monstro que covardemente espanca ela todos os dias, e em um dia terrível a joga pela janela. Como você pai ou mãe poderia criar um monstro desse?

Quando você desde que ele é pequeno ensina que mulher tem a obrigação de satisfazer o homem sexualmente. Quando você pai se anula na educação do seu filho, ou quando você não se anula, ensina que ele tem que se fazer respeitado pela mulher que ele escolheu para ''ser dele'' de uma forma ou de outra. Quando você pai é violento com sua esposa. Sabe, todas essas coisas por mais ''bobas'' que pareçam, pesam na formação dele e na forma como ele trata outras mulheres. Muitas vezes, quando um homem empurra uma mulher pela janela, os seus pais ou a própria sociedade está empurrando ela também.

Pais, eu falo para vocês usando as palavras de uma mulher que apesar da distância, a conheci através de folhas de papel: Chimamanda Ngozi AdichIe. Ela diz: ''Mostre-lhe que é errado quando um homem bate no seu carro no trânsito,sai e manda você chamar seu marido porque ele não vai ''lidar com uma mulher''. Sabe porquê isso é errado? Porque essa é uma das ''pequenas'' atitudes que leva homens e mulheres a tratarem as mulheres como seres que não são humanos, como seres frágeis, como objetos sexuais que não merecem e que não precisam de respeito.

Mostre para eles que no mundo em que vivemos, quando os homens falam de estupro, eles logo pensam: se fosse minha mãe, se fosse minha irmã. Mas porquê eles não pensam: se fosse meu pai, se fosse meu irmão? Aí você responde, porque o mundo ainda é machista, porque quem sofre abuso sexual na grande maior parte das estatísticas são as mulheres.

Pais, usando as palavras de Chimamanda: ''....Façam juntos (ela quer dizer com relação a educação dos filhos). Lembra que aprendemos no primário que verbos são palavras de ação? Bom, pai é verbo de ação tanto quanto mãe. Chudi (esse é o marido da amiga de Chimamanda para a qual ela escreve no livro) deve fazer tudo o que a biologia permite- ou seja, tudo menos amamentar.'' Aí eu lembrei do livro Cultura: um conceito antropólogico, porque em um trecho é dito que até a amamentação, os pais (o homem) podem fazer através de uma mamadeira.

Ela diz mais: ''.... E por favor abandone a linguagem da ajuda. Chudi não está ''ajudando'' você ao cuidar da filha dele. Está fazendo o que deveria fazer. Ao dizermos que os pais estão ''ajudando'', o que sugerimos é que cuidar de dos filhos é território materno, onde os pais se aventuram corajosamente a entrar. Não é. Você consegue imaginar quantas pessoas seriam hoje mais felizes, mais equilibradas e contribuiriam mais com o mundo se os pais tivessem tido presença ativa durante a infância delas?....Chudi não merece nenhum elogio ou gratidão, nem você- ambos escolheram pôr uma criança nesse mundo, e ambos têm igualmente responsabilidade por essa criança.''

Você pode pensar: credo, isso é coisa de feminismo. Mas saiba de uma coisa: se você for homem saiba que você também sofre com o machismo sabia? Sim, procura conhecer mais a coisa da qual você tanto critica. Se você for mulher e sofrer um assédio, seja de um professor ou de outra pessoa, se você for mulher, casar e de repente teu marido começar a te humilhar aos poucos, primeiro começa com uma piada, depois vem os empurrões, e por final as facadas, as mutilações e por fim, tua morte...Você com certeza gostaria de ter sido e de que o mundo também o fosse: feminista.

Você que é enfermeira e vê casos de estupros de crianças, de bebês, e ainda diz: credo: ''coisa de feminista'', eu te pergunto: e se fosse tua filha ou teu filho? Aí sim, você pensaria como seria bom se o mundo fosse feminista? E se fosse.....você? Mulher. O que faria, o que pensaria?

O que o movimento feminista quer dizer para o mundo é que: ''as mulheres não precisam ser defendidas e reverenciadas, só precisam ser tratadas como seres humanos iguais. Há uma conotação de superioridade na ideia de que as mulheres precisam ser ''defendidas e reverenciadas'' por ser mulheres. Isso me faz pensar em cavalheirismo, e a "premissa do cavalheirismo é a fragilidade feminina'' (ADICHIE, 2018).

E eu volto a falar com vocês com minhas palavras.

Talvez, algumas pessoas interpretem da forma como querem a frase acima e a usem para justificar as agressões às mulheres. O que eu digo? Agressão física e psicológica não deve ser cometida por ninguém, afinal, ninguém possui o direito de lesar a integridade física e psicológica do outro. Perguntar-me-ão o motivo pelo qual ninguém tem o direito de lesar o outro. Bom, é simples: aquele ser, independente de ser animal ou ser humano, é livre e dono de si; mesmo que esse ser esteja preso ou em um estado de submissão, ele continua livre, e uma hora ou outra ele retomará a autonomia de si mesmo, então se você não respeitar aquele ser pela simples obrigação de respeitar o outro; respeitará através da violência que aquele ser pode cometer para se defender; ou então amontoará sobre sua cabeça vários crimes perante a sociedade e principalmente perante sua consciência. E lembre-se, a lei divina está gravada em nossa consciência, por mais que as vezes esteja adormecida, ela sempre desperta e o melhor é estarmos em harmonia com ela.

Com relação a criarmos monstros sendo profissionais, sendo apenas seres humanos, eu já falei...Procura na Constelação de Gandhi, nos Escritores da Liberdade, na Ditadura...

E então, vai continuar criando monstros?


Visite e siga o Pinterest do site Quem lê as aparências

Vamos conscientizar mais pessoas para fazermos um mundo melhor.


Amor vincit omnia

T.V



10 visualizações
bottom of page